sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Comunidade quilombola de Traipu inaugura Biblioteca Digital Comunitária

Na comemoração 22º aniversário da Associação do Povoado Mumbaça
A Comunidade quilombola do Povoado Mumbaça, em Traipu comemora o 22º aniversário da Associação Clube de Jovem Senhor dos Pobres do Desenvolvimento Quilombolas do Povoado Mumbaça - ACJSPDQPM, com campeonato de futsal e inauguração de Biblioteca Digital Comunitária, neste final de semana.
Como parte da programação festiva está acontecendo, no Povoado um Campeonato de Futsal masculino e feminino, exclusivamente para a garotada que está na faixa etária dentro da categoria - sub 13 e 18 e que sejam moradores da comunidade quilombola.
A semifinal e a final dos jogos acontecem na quadra de esporte, a partir das 14 horas, do próximo sábado (20) e durante todo o domingo (21). A premiação aos campões, com troféus e medalhas está prevista para iniciar às 17horas. A festa segue com a inauguração da Biblioteca Digital Comunitária Quilombola João Hélio, onde será servido um coquetel e finalizando com apresentação teatral e show, com banda de música.
Segundo o presidente da Associação e da Coordenação Estadual de Quilombolas, Manoel Oliveira, ‘Bié’ como é conhecido, a biblioteca comunitária funcionará com quatro computadores e impressoras, doados por ele, que estarão à disposição de todos os estudantes, professores e toda comunidade interessada.Os serviços exclusivamente voltados para pesquisas e consultas serão gratuitos e o acesso se dar após o cadastramento do usuário.
De acordo com líder da comunidade Mumbaça, a biblioteca conta com acervo de livro, revistas e jogos doados, além do acesso a internet. Este é o primeiro passo que a comunidade necessita e deseja conquistar para crescer e desenvolver melhor o conhecimento em relação a sua origem. “O objetivo da biblioteca é resgatar não só as raízes, como também trazer educação e desenvolvimento das nossas comunidades quilombolas”, destacou Bié.
A associação solicita ajuda dos empresários locais, além do governo estadual municipal, para dar continuidade ao processo dos trabalhos da biblioteca. Qualquer ajuda como, móveis, material de papelaria, cartuchos e computadores e etc., serão bem vindos para prestar o melhor serviço à comunidade que é carente. Nesta ocasião, a associação conta como apóio da Prefeitura do município de Traipu,e para a festa de inauguração.
O Prefeito Marcos Santos, Fez a Doação de duas Bolas e todos os troféus além das medalhas e um Terno de Camisas completo ao CSE, time da Associação e a 1ª Dama da Cidade Juliana Kümme,fez a doação de Salgados,Doces e Refrigerantes,para a Festa da Associação e o Vereador :Etinho,Fez a Doação de uma Bola, mesa para computador e o Compromisso de todo méis se Responsabilizar pelo pagamento da internet como forma de colaboração dele e compromisso com a comunidade Nega de Mumbaça e Região,o Uni compra de Arapiraca Fez Doação de Quebra Cabeças para os Estudantes e a Mídia Informática se Comprometeu de Ajudar no Méis de Setembro,Já a So Sport de Arapiraca,alegou falta de condição para colaborar com o evento a mesma forma secretaria de Estado da Mulher e Iteral e Fundação Palmares, Alegaram a Falta de Condições para ajudar no momento do Evento e os Vereadores,Marquinho de Cabo,Junior da Capivara e a Funerária  Osacre, não se Pronunciaram sobre os Patrocínio,Alem de Outros patrocinadores que Também não tiveram interesse de Ajudar,já a comunidade fez a parte dela com tira-gosto de Galinhas Caipiras e Arroz doces e Mugunzá.
E a Prefeitura de Girau do Ponciano ,que fez uma doação a Biblioteca em Dinheiro que foi comprado  uma  
Impressora Profissional, para atender os Trabalhos Escolares dos Alunos daquela Região já que a doação veio por parte do  Prefeito David Barros,já o a Adevogado: Jarbas Lopes fez a Doação de uma Bola de Futsal para o Evento,Ex: Secretário Gilson Cergo R$ 70,00 REAIS.
Segue a Programação:
SÁBADO- 20/08/2011 - às 14h30min
Local: Quadra de Esporte de Mumbaça
Partida de Futsal
Futebol Boys x Pó de Guaraná
CSE X SÓ CANELAS
DOMINGO
Dia 21/08/2011 – Manhã
Local : Quadra de Esporte de Mumbaça
Partida de Futsal as 07:30h – Time feminino
Mumbaça x Urucu
Ás 09 h- Time Masculino
Esporte Mumbaça x Futebol Boys Jr
Ás 15 h- Futebol Boys X Pó de Guaraná
CSE X SÓ CANELAS
Ás 17 h Premiação
As 17:20h Inauguração da Biblioteca Comunitária Quilombolas João Héllio
Patrono: ENORQ BARROS
Às 18 h-Coquetel de Inauguração e Apresentação Teatral e Show.


Mais informações
Página inicial