quarta-feira, 6 de julho de 2011

COORDENAÇÃO ESTADUAL QUILOMBOLAS RECEBE IVO FONSECA EM ARAPIRACA ALAGOAS

Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças
 SÁVIO  THIERRY - DIRETOR BIBLIOTÉCARIO É APRESENTADO A COORDENAÇÃO GANGA ZUMBA/ALAGOAS E AO IVO FONSECA
JOILSON - COORDENADOR DE ESPORTE DA GANGA ZUMBA ALAGOAS
COORDENADOR ESTADUAL DA GANGA ZUMBA/ALAGOAS FALAS DAS CONDIÇÕES DA COORDENAÇÃO  - MANUEL OLIVEIRA"BIE"
COORDENADOR NACIONAL DA CONARQ – Ivo Fonseca
GERENTE DO ITERAL - MARIA BERENITA
 COORDENADO DO BAIXO SÃO FRANCISCO - SANDRO
COORDENADOR - AMARO
COORDENADORA -  NENÊM 
coordenador - ENESTO
COORDENADOR MAREVAL
COORDENADORA - JOELMA
COORDENADORA - IVANILZA
COORDENADORA - MARIA JOSÉ
COORDENADOR "MANUEL OLIVEIRA"BIÉ"
DIRETOR BIBLÍOTÉCARIO - SÁVIO THIERRY NO MOMENTO DE APRESENTAÇÃO A COORDENAÇÃO ESTADUAL E NACIONAL
LIDER COMUNITÁRIO ANDESON SECRETÁRIA A REÚNIÃO DA GANGA ZUMBA EM ARAPIRACA 05 DE JULHO DE 2011
COORDENADOR NACIONAL DA CONARQ - IVO FONSECA REÚNI -SE COM A COORDENAÇÃO ESTADUAL DA GANGA ZUMBA/ ALAGOAS EM ARAPIRACA - ALAGOAS
MOMENTO EM QUE O COORDENADOR MANUEL OLIVEIRA BIÉ, FALA DA SITUAÇÃO DA GANGA ZUMBA /ALAGOAS
O COORDENADOR FAZ HOMENAGE A VIDA ESCRAVA NO BRASIL DESDE 13 DE MAIO DE 1888
Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças
Ás custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.
Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir O quilombo, que na língua banto significa “povoação”, era o espaço físico de resistência à escravidão. Fugidos dos cafezais e das plantações de cana-de-açúcar, os negros que se recusavam à submissão, à exploração e à violência do sistema colonial escravista aglomeravam-se nas matas e formavam núcleos habitacionais com relativo grau de organização e desenvolvimento social, econômico e político.
Eram agrupamentos criados em locais de difícil acesso, e que dispunham de armas e estratégias de defesa contra a invasão de milícias e tropas governamentais. O Brasil colonial conviveu com centenas de comunidades quilombolas, espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia (BA), Pernambuco (PE), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG) e Alagoas (AL).

PALMARES – No Brasil, a mais famosa comunidade quilombola foi Palmares, fundada no século XVI pela princesa congolesa Aqualtune, mãe do lendário Gambá-Zumba, e instalada na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL). Integra, ao lado dos povoados de Ambrósio (MG) e Campo Grande (SP/MG), o grupo dos maiores núcleos de resistência negra do País. novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.

Quilombo - O que significa



Criado no final de 1590, o Quilombo dos Palmares transformou-se num estado autônomo, resistindo por quase cem anos aos ataques holandeses, luso-brasileiros e de bandeirantes paulistas. Em 1695, foi totalmente destruído, um ano após a morte de Zumbi, assassinado por Domingos Jorge Velho, bandeirante contratado com a incumbência de sufocar Palmares e outros quilombos próximos a ele.
Nas Américas, em cada região onde o regime escravagista se instalou, registraram-se movimentos de rebelião contra este sistema de dominação, sendo que o primeiro deles data de 1522, na ilha de Hispaniola (Haiti e República Dominicana).

Outros quilombos brasileiros
* Quilombo Ambrósio (MG) – População de 15 mil pessoas. Destruído no ano de 1759 pela expedição do governador-comandante, capitão Bartolomeu Bueno do Prado;
* Quilombo de Campo Grande (MG/SP) – População de 10 mil pessoas. Destruído entre os anos de 1759 e 1760;
* Quilombo Buraco do Tatu (BA) – Os chefes eram Antonio de Sousa, um capitão de guerra, e Teodoro, com suas companheiras, que tinham o título de rainhas. Fundado em 1744 Tatu durou 20 anos, até que a comunidade foi exterminada pelo capitão-mor da conquista Joaquim da Costa Cardoso, em 1764;
* Quilombo de Catucá (PE) – Fundado em 1817. Liderado por Malunguinho, foi dizimado no final da década de 1830.

Quilombos nas Américas
* Haiti – Quilombo Bahoruco;
* Jamaica – Quilombo Juan de Bolas;
* Colômbia – Palenque de La Matuna;
* Cuba – Palenque El Frijol;
* Venezuela – Cumbes da região de Coro.

 O COORDENADOR AINDA FALA DA SITUAÇÃO DE TODAS COMUNIDADES DO ESTADO DE ALAGOAS DEVIDO AS SITUAÇÕES FINANCEIRAS.
Mais informações
Página inicial