quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fiéis fazem romaria para reverenciar padroeiro


 POVOADO MUMBÇA RECEBE FIÉIS DE DIVERSSOS ESTADOS
A prefeitura  do município cuidou da infra estrutura para receber os romeiros e o prefeito Marcos Santos e a primeira dama Juliana Kummer,garante que o ano que vem a estrutura vai esta bem melhor que este ano pra isso vão trabalhar em prol de receber bem os visitantes.

A final Mumbaça é um dos Povoado de Traipu que venho dando total atenção falou o prefeito Marcos Santos,é claro que o que posso e esta ao meu alcance eu venho dedicando a total atenção.
Além disto o Secretário de viação e Obras,Marcos Filho,se dedicor totalmente aos trabalhos em Mumbaça cuidando da limpeza local e da infra-estrutura e tambem visou a importancia das festividades de Senhor dos Pobres,logo mais a noite a animação ficou por conta da Banda Tampa do Baú.

Promesseiros saem de vários estados
Dois dias de viagem a pé, dormindo ao relento e comendo quando dá, ainda é pouco sacrifício para promesseiros que visitam a imagem de Senhor dos Pobres na comunidade quilombola de Mumbaça, na zona rural de Traipu. O grupo de 37 pessoas que vieram a pé do município sergipano de Graccho Cardoso é apenas mais um dos tantos grupos e caravanas que foram pagar promessas e prestar homenagem ao padroeiro dos pobres, que é festejado esta semana na comunidade quilombola.

Além de promesseiros – são poucos os que mantêm a tradição de usar a batina e chapéu de romeiros – vindos de vários municípios de Sergipe, é possível encontrar pessoas também de Pernambuco, Bahia e de vários lugares de Alagoas, que enfrentam enormes filas para adorar por menos de um minuto, a imagem do Senhor dos Pobres, que fica no nicho mais alto do santuário erguido em sua homenagem, no povoado.

Água teria propriedades milagrosas

Além do culto à imagem do Senhor dos Pobres, os promesseiros que vão à Mumbaça também carregam um pouco da água que brota de uma fonte que abastece a comunidade. “Para nós, essa água é a que mata a nossa sede e serve para o banho, cozinha, e todo o resto. Mas para muitas pessoas essa água tem um significado especial”, explica o coordenador da comunidade quilombola, Manoel de Oliveira, o “Bié”.

Além de levar garrafas da água, outras pessoas tomam banho na bica que só é aberta durante a Festa do Senhor dos Pobres. “Para quem tem fé, essa água faz milagres”, afirma Maria Aparecida Ferreira dos Santos, que mora em Girau do Ponciano, ao banhar as filhas com a água. “Acredito que essa água está levando tudo de ruim que tem no corpo e trazendo saúde”, ressaltou.































































































































Mais informações
Página inicial